COMO FAZER UM PITCH: 10 dicas para fazer um pitch inesquecível

Como fazer um pitch é uma das dúvidas de muitos empreendedores. 

Este artigo apresenta ótimas dicas de como fazer um pitch!

Saiba como ser claro, didático e conquistar a atenção de investidores.

A apresentação de um projeto pode definir o sucesso ou o fracasso de um empreendedor. Afinal, um pitch pode cativar o investidor ou afugentá-lo.

Segundo Sallyann Della Casa, que comanda a Growing Leader Foundation, entidade que conecta jovens lideranças da região do Caribe e dos Emirados Árabes Unidos, um pitch deve ser didático, visual e não levar muito tempo.

Sallyann participou de um workshop, na segunda-feira (15/6), com os participantes do World Summit Youth Awards, competição internacional de empreendedorismo digital e de impacto social para jovens, cuja fase final ocorre em São Paulo.

Em sua fala, Sallyann deu várias dicas para os jovens empreendedores. Todas elas podem ser bastante úteis para você. 

Como Fazer um Pitch – Confira 10 dicas:

1. A força do 10
2. Resuma seu projeto em uma frase
3. Sem palavras demais
4. Sem números “boiando”
5. Fale do John
6. Não seja técnico
7. Três não é demais
8. Canvas estratégico
9. Faça previsões
10. Feche com tudo

1. A força do 10
Segundo a especialista, uma apresentação deve ter 10 slides e durar 10 minutos. “O número representa a quantidade ideal de informação que um pitch deve ter, bem como o tempo suficiente para não entediar o interlocutor”, afirma.

2. Resuma seu projeto em uma frase
O começo da sua apresentação deve ter o que Sallyann classifica como a mistura de um slogan e o resumo do que seu produto ou serviço faz.

Um bom exemplo desse resumo, segundo ela, é a definição de Steve Jobs, fundador da Apple, sobre o iPod: “mil músicas no seu bolso.” “Com isso, ele conseguiu mostrar o que era o produto e ainda fazer propaganda”, diz Sallyann.

3. Sem palavras demais
Supondo que você vá usar slides em seu pitch, saiba que palavras não são uma boa escolha. A especialista afirma que a maior parte das pessoas gosta mais de recursos visuais.

Os slides devem ser um suporte e não a base da sua apresentação.

4. Sem números “boiando”
Da mesma forma, o uso de números fora do contexto não é recomendado. Não adianta dizer que você está atuando em um mercado de US$ 1 bilhão se você não sabe como conquistá-lo e não souber mostrar como atrair seu público-alvo.

5. Fale do John
Um truque que pode ajudar você a explicar o problema que seu produto ou serviço soluciona é contar uma história.

“Use um personagem fictício. Dê a ele um nome qualquer, como John, e mostre por quais situações o tal John está passando. A plateia entenderá mais facilmente o que você está propondo.” como fazer um pitch

6. Não seja técnico
Dica importante para empreendedores com uma formação mais técnica. Segundo Sallyann, não adianta mostrar qual foi o seu trabalho para solucionar um problema.

“Ninguém quer saber o quanto você é inteligente. As pessoas só querem mais uma facilidade em suas vidas”, afirma.

7. Três não é demais
Outro número importante, de acordo com a especialista, é o três. Ela diz que as pessoas assimilam melhor informações dispostas em grupos de três itens.

“Elenque três problemas e três soluções do seu projeto. Assim, você escolherá as informações mais importantes para o público.”

8. Canvas estratégico
Segundo Sallyann, uma boa forma de mostrar suas vantagens frente à concorrência é usar um diagrama chamado canvas estratégico.

É um gráfico que mostra as vantagens e desvantagens do seu negócio em vários quesitos. Um dos modelos de canvas estratégicos mais famosos usa o Cirque de Soleil como exemplo.

9. Faça previsões
Quase no fim da sua apresentação mostre qual é o faturamento e a base de clientes estipulados para os próximos anos. Segundo a especialista, estes números não podem ser otimistas demais.

“Os investidores são céticos quanto às previsões, mas sabem perceber quando as estimativas podem ser realizadas. Ao traçar metas não tão agressivas, eles vão perceber que você não está tentando enganar ninguém.”

10. Feche com tudo
O último ato de seu pitch deve relembrar o benefício que você trará a seus usuários. Aproveite para usar aquela frase de impacto, que mistura um slogan e um resumo do seu projeto.

Agora que você já sabe como fazer um pitch, comece a treinar o seu e aproveite todas as oportunidades para apresentar o seu negócio.

Fonte: http://revistapegn.globo.com/Dia-a-dia/noticia/2015/06/10-dicas-para-fazer-um-pitch-inesquecivel.html

DICA DE OURO – INVISTA EM CONHECIMENTO

Se você acompanha o EmpreendedorLAB já sabe que sempre repetimos essa dica: INVISTA EM CONHECIMENTO

Ao analisar a história de grandes empreendedores, você verá que em algum momento de suas trajetórias o conhecimento foi fundamental para o sucesso de seus negócios.

Investir em conhecimento é apontado por especialistas em empreendedorismo como o melhor investimento para o seu negócio ter sucesso.

Conheça os cursos de empreendedorismo na página de cursos do EmpreendedorLAB.

cursos de empreendedorismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *